sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ainda o cartão do cidadão...

 Ando prestes a enlouquecer com a aventura que tem sido tratar dos documentos das minhas miudas!
 Já nem falo no tempo de espera e dos dias que passei a ligar para a conservatória para saber se ja tinha chegado a sentença do tribunal para procederem ao averbamento da alteração dos nomes...sim porque nisto tudo andei quase 2 meses..
 Feito o averbamento, pedimos as novas certidões de nascimento onde apareco eu e o maridão como PAIS :D Aqui nova aventura ao combrarem 40€ pelas 2 certidões quando na realidade as mesmas não são a pagar, mas se não me tivesse informado, tinhamos pago e pronto!!!

 Com a certidão na mão, lá vamos nós a um sabado de manha para a loja do cidadão com as miudas tratar dos novos numeros de identificação!
 Um mês depois liguei para a linha de informação...e qual não é o meu espanto quando me dizem que os cartões das miudas foram cancelados?! Sim cancelados porque já existia um pedido de cartão para aquelas pessoas! What??? Depois de uma ida à loja do cidadão, ficamos a saber que a certidão nova ainda não estava no sistema e por essa chegaram à certidão antiga e por conseguinte aos nomes e numeros antigos das minhas filhas... logo pedido cancelado.

  Ligo para o tribunal " Oh isso aconteçeu? Mas voçês e as crianças estão protegidos pelo segredo de justiça! As certidões antigas só podem ser consultadas com ordem de um juiz! Como é que tiveram acesso a isso atraves da certidão nova? Não pode ser, isso é gravissimooooo!!!" Pois como aconteceu, eu não faço ideia, mas a verdade é que me assusta um bocado...

 Nova ida a loja do cidadão na semana passada com as miudas fazer tudo de novo! Parece que afinal podemos pedir numeros novos para tudo, menos para o cartão do cidadão! Podemos até tentar que seja emitida uma nova certidão de nascimento (ora bolas mas não é isto que temos?) e tentar pedir novo numero de identificaçao, mas isso NUNCA se altera, é o numero que nos é atribuido e é para toda a vida! E através desse numero, mesmo fazendo todos os outros novos, conseguem sempre chegar à identidade antiga das minhas filhas!!! Hummm  Aqui começo a sentir-me mal e a ver já a nossa vidinha a andar ao contrário...o marido a perder a calma a ficar de todas as cores e a ter que sair para fumar ... ao fim de quase 1h de estarmos nisto e de eu ate ja gaguejar com os nervos, uma das senhoras que me estava a atender, volta com a informação que eu tenho razão...podemos fazer TUDO novo! É algo que temos direito, houve uma alteração de nomes e de pais, foi emitida uma nova certidão com novos assentos de nascimento, é como se fossem outras pessoas...MAS NÃO ERA ISTO QUE ESTAVA A DIZER DESDE O INICIO?!
 Quanto aos numeros antigos são simplesmente cancelados e sem qualquer ligação aos numero novos...
 Mais uma aventura para juntar as tantas outras que vamos tendo :)

 Isto de ser mãe a tempo inteiro e gerir uma casa, tratar das filhas,marido, gatas... tratar de tudo e mais alguma coisa anda a deixar-me cheia de cabelos brancos :)

Aguardam-se novos acontecimentos...e bom fim de semana!!!

6 comentários:

  1. Comigo aconteceu uma coisa parecida, quando solicitei a certidão de nascimento do meu filho foi-me enviada pelo correio a anterior, aquela onde ainda constava o nome da mãe biológica e que supostamente deveria estar fechada a 7 chaves... Fiquei danada e a achar que este é mesmo um triste pais, sem saberem que eu era enviaram-me uma certidão para a qual eu não tinha nenhuma legitimidade em possuir, pois o meu nome não constava lá!!!! Enfim...

    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,quando fomos pedir as novas certidões de nascimento, ficamos a saber que as antigas ficam sempre no sistema! Consegues imaginar a nosso ar de espanto/medo quando nos disseram tal coisa...ainda perguntamos se aparecesse alguem a pedir a certidão antiga(onde agora consta os averbamentos da adoção plena e da alteração de nomes) o que eles fariam, e a resposta foi que a colega que atender tem que ter em atenção a cota que aparece na certidão e ao ler que houve 1processo de adoção não dar nenhuma informação nem a saida da certidão! Ora, mas se vivemos num pais que funciona por cunhas e toda a gente conhece pessoas aqui e ali...se os pais biologicos ou alguem da familia connhecer alguem que trabalhe em uma conservatória acabam por ter acesso a toda a informação,certo?! E a senhora que nos estava a atender nem resposta nos deu... Confesso que tudo isto ainda me deixa um pouco(BASTANTE)preocupada :(

      Eliminar
  2. Este país é uma vergonha! Só criam complicações, e parece que,ao invés de proteger as pessoas, gostam de semear o pânico. Enfim...

    Gostei muito do blogue :)
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maura, é verdade este pais é assim... por estas e outras coisas é que temos pensado na possibilidade de ir morar em outro pais. Um beijinho e Bom fim de semana :)

      Eliminar
  3. Olá C@t,
    Vi que te fizeste seguidora da minha Mansarda. Obrigada. Não conhecia o teu blogue. Por este post vi que tiveste problemas e tiveram razão tu e o teu marido para ficarem preocupados, eu também ficaria. Mas ainda bem que as tuas filhas vão ter números novos, sem ligação aos anteriores. Espero que tudo agora fique como deve ser. Os pais são vocês e ponto final no assunto. Vou passando por aqui,envio beijinhos para elas e para ti. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariinha, ja tinha ido outras vezes cuscar o blogue, mas não me tinha tornado seguidora, nem sei bem porque :)
      Por aqui a preocupação vai sempre continuar, porque mesmo com numeros novos a certidão de nascimento vai estar sempre no sistema e ai até a nossa morada consta... eu tento não pensar muito nestas coisas, porque quando vivemos preocupados com algo não disfrutamos em pleno da vida...
      Agora é esperar que venham logo os cartões novos, para se alterar os nomes na escola...sim porque as listas sao posta na net no agrupamento de escolada e lá para quem quiser ver ainda constam os nomes antigos! Moderniçes... Bom fim de semana :)

      Eliminar